Proclamar

O verbo proclamar pode ser um transitivo direto, serve para: declarar enfaticamente; afirmar, asseverar.
Como sabemos hoje é 15 de novembro, e só para lembrar, que apesar de tudo,     ”como dizem”, somos brasileiros com muito “orgulho”. A proclamação da República do Brasil no dia 15 de novembro de 1889, serviu para mudar o estado político e social do país, de um regime de monarquia constitucional parlamentarista do império para o regime republicano, acabando com a soberania de Dom Pedro II, imperador do Brasil naquele tempo. E o então Marechal Deodoro da Fonseca, trabalhar para a instalação da República provisória e se consagrar primeiro presidente do Brasil.
Neste feriado lembramos com alegria a proclamação da república do Brasil. No entanto é com tristeza que junto com isto, deparamos com a proclamação de noticias não tão salutares ao país procedente de muitos de nossos governantes inescrupulosos que inibem o desenvolver da nação com ações muito conhecidas, de natureza corrupta, corruptora, e  egocêntricas. 
Não bastasse, estamos pasmos diante da proclamação também dos últimos acontecimentos, o acidente das barragens de Fundão e de Santarém, na unidade industrial de Germano, localizada nos municípios de Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais, identificada na tarde do dia 5 de novembro. Onde vidas foram ceifadas e milhares perderam tudo.
Diante disto, penso que o momento é de consternação, de solidariedade, sobretudo de proclamação de algo que pode devolver, nem que seja um pouco da nossa esperança. Para tanto encontrei alento ao ouvir as palavras do profeta Isaias que diz:
1.  O Espírito do Soberano, o Senhor, está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros.
2.  Para proclamar o ano da bondade do Senhor; para consolar todos os que andam tristes,
3. E dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória. 61:1-3
Minha oração é que Deus me ajude a ser mais um como Isaias, para nestes dias de turbulência aqui, proclamar, simples e objetiva, o alento, a vida e a esperança, ao coração de pessoas habitantes desta nossa querida nação brasileira. Convido você a ter este mesmo desejo e a fazer esta mesma oração.                               
Rev. Edson

Nenhum comentário:

Postar um comentário