Alegria

"...outra vez digo :  alegrai-vos". Filipenses 4:4
Conscientizarmos-nos de novo da possibilidade de viver com alegria, mais do que viver com a tristeza parece-nos uma proposta um tanto difícil para o momento atual em que vivemos. Crises de diferentes naturezas: política, economia, relacionamentos, com certeza afetam e comprometem nossas emoções, sentimentos, e tentam roubar a possibilidade de viver e se alegrar.
No entanto creio que é bem no meio das piores crises que podemos plantar e resgatar o que muitos acreditam ser impossível. A alegria!
Penso que este poder de viver alegre, fornece força para realizar projetos e mudanças. E o melhor: pode florescer em plena tristeza, principalmente quando o horizonte está repleto de nuvens e a gente acha que não existe mais saída.
É tão bom lembrarmos quando éramos crianças. Quem de nós não tem na memória momentos de infinita alegria na infância?
Mergulhar na onda para pegar jacaré, pular corda, balançar, brincar de pique, viajar....tudo muito bom, porém, com a idade os bons momentos parecem desvanecer. E passam a ser cada vez mais intercalados por emoções como tristeza, desencanto, amargura. Mas o que será que temos de tão precioso quando crianças que perdemos durante a vida?
O pensador Mário Sérgio Cortela afirma o seguinte: O contrário da alegria não é a tristeza. “É falta de energia vital“.  É preciso resgatar essa energia, porque alguns estados de depressão estão relacionados à falta de exercícios físicos e a má alimentação, que ativam a energia vital.  Isto é algo que pode ser feito já. Uma questão de atitude.
Você já ouviu a frase "é melhor não ficar alegre agora para não se decepcionar depois? Ou "não vou ficar muito alegre porque não sei se vai durar"? Não as empregue mais. Viva sim mais alegre do que triste e não permita que nada e ninguém roubem suas oportunidades de sorrir e viver. Pense que mesmo nós não sendo merecedores, Ele, Deus, nos tornou merecedores de eventos felizes que tivemos e temos e que são para que apenas possamos ser gratos pela abundância que ocorrem sempre em nossas vidas. Portanto seja alegre e viva. Porque a alegria está ligada ao prazer de estar vivo.
Trazer este sentimento para perto depende também de postura e atitude. Nosso cérebro forma padrões a partir da repetição de um estado emocional e com o tempo isso se transforma uma característica da personalidade. Ou seja, alegria gera alegria. Quanto mais alegre você for, mais fácil será sentir alegria. E o próprio Deus te garante isto porque Ele é um Deus alegre,  e a alegria DEle com certeza é a sua força. Viva alegre e reconstrua dia a dia a sua vida. Você pode, você consegue. Deus diz : Eu te ajudarei.
Rev. Edson Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário