Se Deus quiser...

“E, agora, tenho uma palavra para os que têm a audácia de dizer: ’Hoje ou amanhã, iremos para tal cidade e lá ficaremos um ano. Vamos abrir um negócio e ganhar muito dinheiro’. Vocês não enxergam um palmo diante do nariz! Quem pode prever o amanhã? Vocês são como neblina, que se vai logo que o Sol começa a brilhar. Em vez disso, caiam na realidade e aprendam a dizer: ‘Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo’. Vocês estão cheios de vocês mesmos. Toda essa arrogância é maligna”. Tg.4:13-16 (Bíblia A Mensagem)
Diante desse texto de Tiago, primeiramente gostaria de observar que não há problema em se fazer planos para o futuro, em se ter projetos para a vida. Num outro texto bíblico lemos: “Ao ser humano foi concedida a capacidade de planejar, entretanto, é o Senhor quem dá a palavra certa”. Pv.16:1 (Bíblia King James). Isso significa que mesmo que o ser humano tenha esse talento e criatividade, ao mesmo tempo ele não sabe tudo, não pode prever tudo; por isso, buscar a orientação de Deus é fundamental.
Até porque, nós temos um coração complicado: “Ora, não há nada mais enganoso e irremediável do que o coração humano, e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” Jr.17:9 (Bíblia King James). A boa notícia é que Deus pode tratar do nosso coração.
Por outro lado, não podemos nos esquecer de nossa finitude. Tiago nos compara a uma neblina que logo se desfaz diante da presença do Sol. Já dizia Moisés em sua oração “...porquanto a vida passa muito depressa, e nós voamos!” Sl.90:10 (Bíblia King James). Não é essa uma das sensações mais intensas que temos hoje também; ou, mais do que nunca começamos a perceber isso?
Portanto, diante das incertezas e da brevidade da vida, vamos vivê-la da melhor maneira possível; sem arrogância, sem aquela enganosa autossuficiência. Vamos planejar, vamos sonhar, mas antes de tudo dizer de coração “Se Deus quiser...”.
Rev. Joel

Nenhum comentário:

Postar um comentário