Fraquezas e Fracassos

Porque quando sou fraco, então é que sou forte- 2Corintios 12:10
Este texto na verdade começa com uma colocação aparentemente  contraditória, diria enigmática , não usual. Como encontrar forças quando estou totalmente enfraquecido?
As fraquezas  ou o ser fraco, muitas vezes nos levam ao fracasso .O fracasso pode definitivamente nos destruir, mas pode também  definitivamente  nos renovar e tornar-nos mais fortes e vitoriosos.    Tudo vai depender da atitude e da decisão que tomarmos frente aos embates e desafios.
Há uma consideração  de John Stott que diz o seguinte:  Não há maior obstáculo ao conhecimento do que o orgulho, e nenhuma condição mais essencial do que a humildade. ”
Fracasso está ligado com estas duas considerações, Orgulho e Humildade. Uma ou outra pode determinar fracasso ou vitória. Para explicar  faço referência  a um grande pensador britânico do sec. VIII chamado Beda, considerado um ícone para os anglicanos e para os católicos, ele diz:
Há três caminhos para o fracasso: 1º.  Não ensinar o que se sabe.    2º.  Não praticar o que se ensina.   3º.  Não perguntar o que se ignora.
O primeiro, ensinar o que se sabe está ligado a generosidade mental, porque quando você ensina o grupo este se fortalece, e se o grupo se fortalece você se fortalece nele. O contrario nos faz fracassar.
O segundo é praticar o que se ensina, ou seja ser coerente, coerência ética, porque se não temos, nos banalizamos nos mediocrizamos, fracassamos na vida e com as pessoas.
O terceiro você fracassa se não perguntar o que ignora. Isto quer dizer precisamos deixar de lado o orgulho para ter humildade intelectual. Quando não souber arrisque perguntar, isto não vai te diminuir, vai mostrar o quanto é bio porque assim você expressa o que quer saber e onde quer chegar.
Então, na dialética Divina, nem sempre funciona a base da racionalidade humana. As resoluções de dificuldades pessoais em muitas ocasiões virão  quando nossas fraquezas estiverem alinhadas a vontade e ao poder de Deus . Porque o poder de Deus  se aperfeiçoa  em nossa fraqueza.    
Portanto ser fraco não quer dizer  necessariamente ser fracassado, mas pode significar o seguinte:  -  reconheço que sou fraco, sei que Deus sabe, me aceita como sou e transforma minha fraqueza em força, e isso é o que basta, então diz : "Quando sou fraco , então é que sou forte". Fracasso  não é prerrogativa para desistir deve ser recurso para aprender e recomeçar. Então,...que tal tentar novamente?
   Rev. Edson Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário