Amós para hoje



Amós foi um dos profetas do Velho Testamento. Na verdade ele não era um profeta profissional; era um boiadeiro e colhedor de figos. Entretanto, Deus chama esse homem comum, para levar sua mensagem ao reino de Israel, que por sua vez era um reino dividido, entre norte (Israel) e sul (Judá); isso aconteceu após o reinado de Salomão. Ele era do sul, mas foi chamado para levar a mensagem de Deus para o norte. O que estava acontecendo? Ouçamos as palavras do profeta:
“Assim diz o Senhor: Os habitantes de Israel pecaram repetidamente; não deixarei que fiquem impunes! Vendem por prata o justo e, por um par de sandálias, o pobre. Pisoteiam a cabeça dos indefesos no pó e empurram os oprimidos para fora do caminho. Pai e filho dormem com a mesma mulher e assim profanam meu santo nome.” (Am.2:6,7)
“Vocês ordenaram a seus profetas: ‘Chega de profecias!’.” (Am.2:12)
“Meu povo esqueceu como fazer o que é certo”, diz o Senhor. “Suas fortalezas estão cheias de bens obtidos por meio de roubo e violência”. (Am.3:10)
“Segurei as chuvas quando suas plantações mais precisavam delas. Enviei chuva para uma cidade, mas retive em outra. Chovia sobre um campo, enquanto outro secava. Andavam de cidade em cidade em busca de água, mas nunca havia suficiente. Nem assim vocês voltaram para mim”, diz o Senhor. (Am.4:7,8)
“Busquem o Senhor e vivam! Do contrário, ele passará por Israel como um fogo e a destruirá por completo. Não haverá em Betel quem possa apagar as chamas. Vocês transformaram a retidão em amargura e tratam a justiça como lixo.” (Am.5:6,7)
“Ouçam isto, vocês que roubam dos pobres e oprimem os necessitados! Não veem a hora de o sábado acabar e as festas religiosas terminarem para que voltem a fazer negócios. Usam medidas falsas para medir o trigo e enganam o comprador com balanças desonestas. Misturam o trigo que vendem com palha varrida do chão.” (Am.8:4-6)
“O Senhor, a Glória de Israel, jurou por seu próprio nome: Jamais esquecerei tudo que vocês fizeram!” (Am.8:7)
“Transformarei suas festas em tempos de lamento e seus cânticos, em canções fúnebres. Vocês se vestirão de luto e raparão a cabeça, como se seu único filho tivesse morrido; será um dia de muita amargura!. (Am.8:10)
Israel, o reino do norte, apesar de todas as advertências foi arrasado pelo assírios; e sua capital, Samaria foi tomada em 722 AC. Perdeu a sua chance de mudar.
Será que o Brasil vai perder a sua?

Rev. Joel Vieira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário