DIA DO DIÁCONO


No calendário eclesiástico da Igreja Presbiteriana do Brasil, 09 de julho é o dia do Diácono. Essa data foi escolhida por ser aniversário da ordenação dos primeiros diáconos presbiterianos no Brasil. A Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, reunida no dia 02/04/1866, elegeu os primeiros oficiais daquela igreja (há 151 anos!). Os diáconos eleitos foram devidamente instruídos e ordenados no dia 09/07/1866. O diácono, ofício concebido na igreja primitiva, desempenha até os dias de hoje um papel essencial na dinâmica e vida das igrejas presbiterianas.
Esses homens são definidos na bíblia como pessoas de boa reputação, cheias do Espírito e de sabedoria, respeitáveis, de uma só palavra e irrepreensíveis (Atos 6). Paulo afirma em 1Tm. 3.13 “Porque os que servirem bem como diáconos adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em CRISTO JESUS”.
Conforme a Constituição da IPB, art.53, os diáconos são eleitos pela igreja para dedicarem- se especialmente à arrecadação de ofertas para fins piedosos, ao cuidado dos pobres, doentes e inválidos e à manutenção da ordem e reverência nos lugares reservados ao serviço divino.
Diácono é aquele que está sempre disposto a servir.
São necessários, importantes e indispensáveis, pois num mundo que prima pelo egoísmo, eles saem de seu conforto e procuram minimizar as necessidades alheias com sua atenção, oração e cuidado. É o amigo que estende a mão para muitos desconhecidos, tornando-os com seu serviço, muitas vezes, mais chegados que irmãos.
Diaconia é um trabalho difícil, nem sempre reconhecido, que exige dedicação. É um dom dado a poucos. É um trabalho de obreiros voluntários, a serviço do Mestre. Viver com honestidade, dedicação a Deus, com muita fé, perseverança e humildade, refletirá as qualidades dos que são chamados para essa missão, demonstrado na sua conduta e refletido na Igreja.
Que Deus fortaleça cada diácono dessa Igreja, dando-lhes a certeza que o serviço que executam tem a nobreza do servir exemplificado pelo grande Mestre Jesus.
O Diácono foi moldado para servir a Deus, servindo as pessoas para a Glória de DEUS. Parabéns a cada diácono por sua dedicação ao serviço Divino.


Else Luiza Rausch – Secretaria de Causas da IPB da SAF Florianópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário