UM IDOSO SÁBIO

Salmo 92: 12-15.   -    12 O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano.    13 Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus.   14. Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor,   15 para anunciar que o SENHOR é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça
Tito 2: 2-3.  -  2. Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis, sensatos, sadios na fé, no amor e na constância. 3. Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias dificuldades em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem,....
Vemos nestes dois textos acima citados, palavras de motivação e de orientação, dirigidas a homens e mulheres idosos. A máxima qui  é : - na velhice estes não precisam temer o momento mas confiar como JUSTOS no Senhor , porque darão ainda muitos frutos .
Mas atenção, precisamos entender o seguinte, não confunda idoso com velho. Qual a diferença entre idoso e velho?
O velho é aquele que pensa que já sabe tudo. É aquele que pensa que está pronto, e que não há nada mais a aprender.
Em português nós trouxemos uma palavra do latim que se usa, em francês em inglês e em espanhol. Em português nós usamos a palavra perfeito. Os que estudaram latim , sabem que esta palavra significa, feito por completo, feito por inteiro, concluído.
Por isso, um lar uma sociedade envelhece quando consideram que o que fazem é perfeito. Isto é: - Já está feito por completo, feito por inteiro e basta reproduzir.
Um dos grandes alemães da história, e que ganhou cidadania americana, Albert Einstein, é autor daquela usada e inesquecível frase: "Tolice é fazer as coisas sempre do mesmo jeito e esperar resultados diferentes”. O velho é aquele que parou no tempo e quer fazer sempre do mesmo jeito ,se conformou.
O idoso é aquele que tem uma predisposição para conhecer e acompanhar seu tempo. Por isso é possível dizer que temos hoje muitos jovens velhos ,e também muitos idosos jovens , em qual você se encaixa?
Ouvi certa vez uma frase que dizia : "Nós precisamos afastar do nosso dia a dia a possiblidade de nos tornarmos velhos tolos , para ao invés disso nos tornarmos sábios idosos. Se assimilarmos este conceito podemos olhar para salmo 92 e parafraseá-lo da seguinte forma: "O justo florescerá .e quando chegar a "melhor idade" darão ainda fruto, e serão cheios de seiva e de verdor".

Rev. Edson Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário