FAKE NEWS

"Não espalharás notícias falsas..." Êxodo 23:1

O historiador Robert Darnton, que é professor emérito da Universidade Harvard , conta que as notícias falsas são relatadas pelo menos desde a Idade Antiga, do século 6: “Procópio foi um historiador bizantino do século 6 famoso por escrever a história do império de Justiniano. Mas ele também escreveu um texto secreto, chamado “Anekdota”, e ali ele espalhou “fake news”, arruinando completamente a reputação do imperador Justiniano e de outros. Era bem similar ao que aconteceu na campanha eleitoral americana, diz Robert Darnton ao jornal Folha de São Paulo.
Notícias que aparentam ser verdadeiras, que em algum grau poderiam ser verdade ou que remontam situações para tentar se mostrar confiáveis: isso são as fake news que vemos atualmente. Por isso há de ser ter cuidado: as notícias falsas não são apenas aquelas extremamente irônicas, que têm o intuito de serem engraçadas e provocar o leitor. As notícias falsas atualmente buscam disseminar boatos e inverdades com informações que não estão 100% corretas sobre pessoas, partidos políticos, países, políticas públicasElas não vão aparentar ser mentira, ainda mais se nós acreditamos que elas podem ser verdadeiras mas não são.
Podemos observar que as Fake News datam de leis muito antigas registradas para orientação da nação judaica através de códigos civis e morais, na  legislação mosaica. O livro de Êxodo um dos cinco livros da lei  judaica, diz: "Não espalharás notícias falsas, nem darás mão ao ímpio, para seres testemunha maldosa". Ainda nos registros do livro de Deuteronômio é claro o mandamento: "Não dirás falso testemunho contra o teu próximo". Ou seja mentir, denegrir, maldizer, fofocar,  isto é devastador e altamente destrutivo. Alguém que é difamado injustamente sofre demais e leva tempo para se recuperar.
Portanto procuremos  sempre promover a boa notícia que traz edificação e restaura a alma. Porque o Evangelho é a verdadeira mensagem de perdão e de convite para viver em paz uns com os outros e receber D'Ele a vida eterna na pessoa de Cristo Jesus  . A notícia de Deus pra nós é sempre verdadeira e boa . Por isso que "Evangelho"   significa  boa notícia. Na verdade nenhuma noticia pode ser boa se é  mentirosa.
Então quando falar de alguém verifique se é verdade, pondere se aquilo trará algum benefício, e certifique se realmente vale a pena  falar. Por que  há situações que mesmo sendo verdadeiro não significa que deve ser dito .
Como disse um amigo , Fake News ou True News , se não são ditas para edificação com  amor , podem causar danos irreparáveis.
 Rev . Edson Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário