::PASTORES::

Rev. JOEL VIEIRA DA SILVA - Titular
Cidade: São Paulo/SP

Palavra do pastor
A minha expectativa é que esta igreja possa se apresentar uma comunidade que seja simples e acolhedora, e ao mesmo tempo altamente comprometida com o discipulado de Jesus Cristo. A Igreja Presbiteriana de Florianópolis não sonha em conquistar a cidade ou o mundo sozinha, mas em alcançar o maior número de pessoas possível, com o evangelho maravilhoso de Jesus Cristo, aquele que pode dar uma nova vida àqueles que estão cansados, sobrecarregados ou simplesmente buscando uma vida melhor.

História
Após concluir seus estudos teológicos em dezembro de 1977, no Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas, SP, foi ordenado pastor em janeiro de 1978. Em seguida foi transferido para o Presbitério de Cuiabá, MT, onde foi designado para assumir a igreja de Rosário Oeste, com suas sete congregações. Depois de um ano e meio, foi para Cuiabá, onde assumiu a segunda igreja daquela cidade, a do Areião. Por não se adaptar ao calor da cidade, em janeiro de 1979 transferiu-se para São José dos Campos, SP, para atuar como pastor-auxiliar da igreja central. Após dois anos tornou-se pastor efetivo, permanecendo naquela igreja até 1987. Em 1988 foi designado pastor da igreja de Vila Pinheiro em Jacareí, SP. Em 1989 foi cedido para trabalhar com a Igreja Evangélica Reformada (holandesa) em Carambeí, PR, onde ficou por cinco anos. No final desse período também serviu como pastor-auxiliar da primeira igreja de Ponta Grossa, PR. Em 1994 mudou-se para Florianópolis, SC, onde pastoreia essa igreja até o presente momento.



Rev. EDSON MARTINS - Auxiliar
Cidade: São José dos Campos/SP

Palavra do pastor
Mensagem para os internautas: Queridos amigos que nos acompanham pela internet, deixo-lhes uma breve mensagem sobre o TEMPO.
O fato é que, enquanto atravessamos o palco da história, somo convocados a responder a cada uma das dimensões a cada uma das dimensões do tempo. Tudo anda tão apertado, somos exigidos e pressionados a converter nossas ações em resultados positivos e nem sempre conseguimos fazer isso. 
Então há a necessidade de encontrarmos um ponto de apoio, para suportar e atravessar situações que nos parecem difíceis, muitas vezes impossíveis. Nesta brecha é que entra Deus. Na dança das oportunidades, caminhamos com sabedoria pra colher cada fruto em sua estação própria. Enquanto corre o tempo, vivemos. Enquanto nos empurra para o fim de nossa medida, vivemos. Vencemos a morte vivendo. É melhor morrer vivendo que viver morrendo.
Seja hoje tempo de Deus. Tempo com Deus. Tempo para Deus. E vida para todos nós. (Salmos 90:10-12)

História
Tem 27 anos de Ministério Pastoral.
Passou pelas igrejas: 1ª Igreja Presbiteriana de Arapoti (início de Ministério, Pastor efetivo); Igreja Evangélica Reformada Holandesa (Pastor efetivo); 1ª Igreja Presbiteriana de Ponta Grossa (Pastor auxiliar); Igreja Presbiteriana de Carambeí (Igreja que plantamos, Pastor efetivo); Igreja Presbiteriana Central de São José dos Campos (Pastor auxiliar); Igreja Presbiteriana de Florianópolis (Pastor auxiliar).



Rev. MATHEUS FELIPE SANTIAGO – Auxiliar
Cidade: Florianópolis/SC

Palavra do pastor
O projeto de Deus para Sua igreja é a unidade. Unidade que se constrói no dia-a-dia, na comunhão dos que creem, nas relações pessoais e na integração dos chamados em Cristo Jesus. A Igreja Presbiteriana de Florianópolis, como igreja histórica, nos seus mais de 100 anos de existência, tem esse desafio renovado porque deseja buscar e partilhar a fé e os saberes da vida cristã, tanto entre aqueles que nela convivem como com aqueles que Deus, em Jesus, no poder do Espírito Santo, farão parte desta comunidade. Assim tem sido nossa oração e anseio!

História
Concluiu o Seminário Presbiteriano do Sul - SP em 2003. Foi ordenado pastor pelo Presbitério de Florianópolis (PFLO) em 2004. Em 2005 atuou como pastor auxiliar na Igreja Presbiteriana de Rio Tavares – Fpolis/SC e como implantador do campo missionário no bairro Ingleses – Fpolis/SC. Em 2006 graduou-se bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também em 2006 foi designado pelo PFLO para assumir a Igreja Presbiteriana de Biguaçu/SC tornando-se, após três anos, pastor efetivo e permanecendo lá até o ano de 2016. Graduado no curso de licenciatura e bacharelado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2014). Em 2017, inicia seu trabalho como pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana de Florianópolis.                       



Rev. OSVALDO HENRIQUE HACK - Emérito
Cidade: Erval Velho/SC

Palavra do pastor
A igreja cristã é a “comunhão dos santos” onde todos devem viver  dependendo de Deus para cumprir os mandamentos bíblicos ,desfrutando das bênçãos divinas. O meu texto bíblico preferido:”sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que , no Senhor, o vosso trabalho não é vão” I Cor. 15:58.

História
Osvaldo Henrique Hack, catarinense, nascido na cidade de Herval em 6 de março de 1941 e cidadão honorário de Florianópolis desde 1989. Casado com Elisabeth Lucia Prange Hack , dois filhos: Jonathan Luís e Margareth Lucia e três netas: Julia Cristina, Sara Beatriz e Ana Luisa.
Formou-se em teologia no Seminário Presbiteriano de Campinas-SP, em filosofia da Universidade Federal de S.Catarina onde fez o mestrado em História Social.Doutorou-se em Historia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e também em Ciências da Religião pela Universidade Metodista.Foi professor da Universidade Federal de SC de 1973-1992 e na Universidade Mackenzie até 2005, onde também foi Chanceler. Escreveu 10 livros sobre educação, historia e ética cristã.
Ordenado pastor presbiteriano em 1966, sendo pastor da Igreja de Florianópolis de 1967-1992 onde recebeu o titulo de Pastor Emérito.



Rev. ROMOALDO R. SIGGELKOW - Emérito
Cidade: Niterói/RJ

Palavra do pastor
Há um relacionamento intenso de convivência entre a minha vida e a nossa comunidade. A visão que tenho da Igreja é como uma família, onde temos grandes amigos que são como irmãos achegados. A Igreja faz parte da minha vida e da minha história. Aqui tenho visto a ação de Deus na vida das pessoas e o crescimento na intimidade com Deus. Igreja envolve relacionamentos e comunhão.

História

Nascido em Niterói-RJ, em 16 de agosto de 1954. É a terceira geração de presbiterianos. Entretanto, a sua decisão por Cristo ocorreu em 1971, no acampamento da Palavra da Vida, em São Paulo. Logo sentiu em seu coração o desejo de entrar para o Ministério. A sua vocação e paixão era a Igreja. Foi para o Seminário Presbiteriano de Campinas –SP e lá estudou de 1974 a 1977. Foi convidado para atuar em Florianópolis (SC).  O lema do seu ministério está baseado em Josué 1:9 “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares”. Com isso tem encontrado força e direção divina em sua vida. Lecionou História no Instituto Federal de Santa Catarina (antiga Escola Técnica Federal) desde 1991 até 2014, que considerou como uma extensão do seu ministério. Recebeu o título de Emérito em 2015.