top of page

saf

Sem Título-1.png
7.png

Sobre

Segundo o Manual Unificado das Sociedades Internas da IPB, a missão das sociedades internas é: cooperar com a Igreja, como parte integrante da mesma, nos seus objetivos de servir a Deus e ao próximo em todas as suas atividades, promovendo a plena integração de seus membros.

Avatar 100

Coordenação

Márcia Cruz Gerges

Natural de Florianópolis. Casada com Samir e mãe de Rafael e Nina Rosa. Formada em Enfermagem pela UFSC. É membro da Igreja Presbiteriana de Florianópolis, participando ativamente de todas as atividades em especial na SAF.

A SAF tem como objetivo Incentivar o cultivo sadio de atividades espirituais, evangelísticas, missionárias, culturais, artísticas, sociais e desportivas; promover uma salutar convivência com os outros Departamentos e Organizações da IPB e também com denominações evangélicas fraternas.

Como objetivos específicos a SAF deve: promover reuniões regulares Plenárias e Departamentais; estimular e manter atividades de louvor, espiritualidade, visitação, evangelização e voluntariado; estimular a participação das sócias nas reuniões promovendo o envolvimento no desenvolvimento das atividades; organizar e executar encontros dos departamentos, visando entrosamento e troca de experiências.

A SAF tem como lema “Sê tu uma benção” Gen 12:1ª, na qual cada sócia tem um compromisso de obediência e perseverança a ser respeitado.

Nosso MOTO” é: “Sejamos verdadeiras auxiliadoras, irrepreensíveis na conduta, incansáveis na luta, firmes na fé e vitoriosas por Cristo Jesus”. Quando recitamos este moto, estamos assumindo um compromisso como mulheres cristãs de que seremos mulheres íntegras, de coração e mentes abertas, a semelhança de Cristo, firmes na luta e usamos a oração e a leitura da palavra como instrumentos para manter a fé e em Cristo Jesus está a nossa vitória.

Como a SAF é uma Sociedade Interna, ela faz parte de uma estrutura organizacional da IPB. Então a SAF é de âmbito local que junto com outras SAFs de uma região pertencem a um Presbitério, no nosso caso ao Presbitério de Florianópolis. Vários Presbitérios vão participar do Sínodo, o nosso Sínodo da Integração Catarinense, e os vários Sínodos irão constituir a Confederação Nacional das SAFs.

A Confederação Nacional estabelece a cada quadriênio um tema central a ser trabalhado nas SAFs. O de 2018 a 2022 é ”Orai sem cessar” ITes.5: 17 sub divididos em 7 subtemas que você encontra no site da Confederação.

Sociedade Auxiliadora Feminina da Igreja Presbiteriana de Florianópolis

A Sociedade Auxiliadora Feminina da Igreja Presbiteriana de Florianópolis foi fundada no dia 30 de janeiro de 1903, à rua Jerônimo Coelho, nº 2 – Sobrado. A Igreja era dirigida pelos missionários Lenington e Kolb e estavam à frente do trabalho feminino suas esposas. As pioneiras deste trabalho foram- Addie Lenington, Izabel Kolb, Amélia Salles, Benvinda Barbosa, Maria Amélia Barbosa, Eliza Jardim, Hermínia Vieira, Felicidade Trompowisai, Paulina Vargas, Eugênia Dias França, Bertha Larmack, Carmen Rebelo, Júlia Livramento, Grace Kolb, Nelly Pinto, Maria B. Batista, Rita Rocha, Joana Silva e Izabel Kelenck.

Os anos foram se passando e a Sociedade florescendo para Cristo e novas auxiliadoras foram surgindo dos quatro cantos da cidade. Com cinco anos de atividades a Sociedade de senhoras possuía em seu rol, cinquenta sócias.

Durante as décadas seguintes, as Mulheres Presbiterianas continuaram a sua jornada gloriosa de fé e a Sociedade vibrava com reuniões plenárias bem frequentadas e em pleno envolvimento nas atividades espirituais, sociais, de evangelização e benemerência bem como a dedicação e o zelo pelo templo e cuidado aos seus pastores. A SAF teve várias presidentes que sempre se empenharam em manter a sociedade ativa, participante das reuniões de Federação, Sinodal e Confederação Nacional.

Ao longo destes 117 anos de existência, várias foram as mulheres Presbiterianas que se colocaram a disposição do trabalho de auxiliadoras, servas, missionárias e discípulas de Jesus Cristo.

Graças a estas mulheres que sob a orientação e inspiração divina, esta sociedade continua se dedicando a propagar o evangelho à mulheres, homens e crianças não cristãs.

Desta forma, queremos conclamar as mulheres presbiterianas de nossa igreja que venham juntar-se a nos para desenvolvermos várias atividades na área espiritual, social, relacional, cultural entre outras,  para que possamos, aperfeiçoadas em Cristo, servir aos seus profetas, praticar a evangelização integral, exercitar a misericórdia, cuidar da família e cultivar a comunhão fraternal.

Finalizando, queremos também agradecer a todas as sócias ativas e colaboradoras pela sua participação e empenho no desenvolvimento de todas as ações planejadas.

Rogamos as bênçãos de Deus sobre as preciosas vidas das mulheres presbiterianas para que com Cristo possam ser verdadeiras auxiliadoras, firmes na fé e vitoriosas por Cristo Jesus.

Destaques

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

Mural - SAF

cassiano-psomas-QY_xjo--WuQ-unsplash.jpg

Cadastre-se
para receber as
notícias da Igreja

logo ipf.png

 Cultos todos os domingos às 9h00 e às 19h30

Rua Visconde de Ouro Preto, 307 – Centro, Florianópolis – SC |  ipfpolis@ipflorianopolis.org.br  |  Tel: (48) 3222-3438

bottom of page